Tudo sobre Elopement Wedding



Você já deve ter ouvido falar sobre esse termo Elopement Wedding. Você deve até saber que é um formato de casamento, mas você sabe exatamente como funciona? Pra quem é? Bem, são muitas dúvidas e questões que rodeiam os elopements, afinal por aqui no Brasil ele ainda é uma novidade que tem se tornado, nos últimos meses, uma grande tendência.


Por isso, com esse post espero acabar com todas as dúvidas e fazer com que você descubra que é uma idéia incrível para você e seu amor celebrarem seus momentos de uma forma íntima e especial!



1. O que é?

O termo Elope, em Inglês, significa fugir. O elopement wedding teve sua prática descrita na história desde os século XVIII na Inglaterra, quando os noivos por diversos motivos acabam fugindo para se casar. No entanto, hoje ninguém precisa mais fugir para casar, não é mesmo?! Assim, o termo vem sendo usado para casamentos que acontecem de uma forma intimista, sem a presença de convidados.


Sendo assim, o elopement pode ser explicado em bom português como um Casamento a dois. Onde apenas os noivos estão presentes celebrando o amor.

2. Para quem é?

O elopement é uma opção para todo casal que queira celebrar seu amor! Não há restrições, mas é importante levar em conta que ele super se adequa para casais que procuram praticidade, simplicidade, intimidade e inovação. Pois o foco desse tipo de casamento é a essência da união de um casal, o amor!

3. Qual estilo tem que ter um Elopement?

O seu estilo. Não há um estilo definido, você pode gostar de algo mais natural na praia, ou algo mais roots em meio a floresta, ou até religioso aos pés do Cristo Redentor. Não importa qual seu estilo favorito, o elopement se encaixa em todos os estilos!


4. Mas pode ter convidados?

Então, como expliquei acima, o elopement está associado a presença apenas dos noivos. Mas, atualmente, como de fato não há regras, muitas pessoas estão fazendo elopements com a presença de algumas poucas pessoas como os pais e alguns amigos, algo que fique em até 10 convidados.


5. Como funciona?

Funciona exatamente como uma celebração de casamento, mas com a diferença de que estarão presentes somente os noivos - ou pouquíssimos convidados - e os profissionais envolvidos como fotógrafo, celebrante...


6. Então precisa ter celebrante?

Depende, é importante ter um celebrante se você deseja ter ritos de uma celebração de cerimônia de casamento. Mas, isso não significa que precisa ser religioso ou seguir regras e ter um celebrante profissional. Você deve fazer do seu jeito e pode chamar por exemplo um amigo ou familiar que posso falar sobre o amor e a história do casal. Mas, há também a opção de vocês não terem celebrante e apenas trocarem seus votos.


Acho interessante também comentar que a maioria dos elopements que vemos de referência não são religiosos, mas ter uma celebração religiosa num formato elopement também é uma opção incrível! Olha que lindo o casamento da Eliza e do Victor na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.


7. Onde se faz um Elopement? Tem que ser num lugar aberto?

Bem, como você viu aí encima, você pode fazer até numa Igreja histórica gigantesca porque num elopement não há realmente regras ou padrões. Mas, costumamos fazer elopements em algum local de paisagem paradisíaca e exuberante como florestas, montanhas, praias, mas você pode fazer onde quiser! Pode ser um local que tenha significado para os noivos, numa praça,num bar, num sítio da família, na casa de praia de um amigo, num ponto turístico da sua cidade, você tem total liberdade de escolha!


A opção da grande maioria por lugares naturais é que além de render uma experiência única de celebrar seu amor em meio a natureza, as fotos ficam sempre sensacionais!Eu fico maravihada cada vez que lembro do elopement da Nath e do Rafa (foto abaixo) na Pedra da Joatinga, também aqui no Rio.

Ah, uma coisa é importante explicar, vocês pode fazer seu elopement na cidade onde vivem, mas também podem unir a opção do elopement a um destination wedding, ou seja, vocês vão viajar para então realizar a celebração em outro local diferente da sua cidade. O Rio de Janeiro - onde moro - é uma opção incrível com seus cenários naturais, e tenho já muitos noivos unindo sua viagem à cidade maravilhosa a celebração do seu elopement.

8. Tem que ter foto?

Claro e com certeza! Talvez o mais importante além do casal seja o fotógrafo para registrar todos os detalhes deste dia. Afinal, como guardar esse momento senão eternizando em lindas fotografias?!


9. Então precisa ter filmagem?

Se vocês tiverem como investir nesse item certeza que não irão se arrepender pois assim terão de fato o registro completo desse momento tão especial!


10. Tem altar?

Eu acho importante termos uma decoração para o "altar" exatamente para darmos o significado visual da celebração de casamento. Obviamente esse altar pode ser feito de infinitas possibilidades de estilos e materiais, pode ter arco ou não, pode ter flores ou não... Mais uma vez o importante é seguir seu estilo e suas escolhas. Mas, acredito que é a decoração que simbolize o altar que trará a referência à uma cerimônia de casamento.

11. Quanto custa? É mais barato?

O valor final vai depender de muitos aspectos, mas sim, ele será mais barato que um casamento tradicional se você pensar que não terá custos com buffet, locação de espaço e mobiliário por exemplo. Caso, você opte por unir o elopement a uma viagem os custos podem aumentar se você somar a ele passagens, hotel... Mas ainda assim podemos afirmar que mesmo com um budget limitado você pode ter um casamentos dos sonhos!


12. E como fica o look dos noivos?

Os noivos podem usar vestido de noiva e terno, por exemplo, mas também podem não usar. Vai depender mais uma vez do estilo pessoal de cada casal, e qual visual querem para a celebração. Pode ser que a noiva prefira um vestido estampado ou nem use vestido, que o noivo esteja de bermuda , de chinelo ou descalço. Não há regras de estilo!

13. Tem making of?

Making of é aquele momento de preparação do casal para a cerimônia, onde se faz a make, o cabelo,se coloca a roupa e tudo fica devidamente registrado pelo fotografia. Esse momento costuma estar inserido nos trabalhos dos fotógrafos, mas vai depender dos desejos de cada casal. Pode ser que vocês mantenham a tradição do noivo ver a noiva somente no altar ou então prefiram até se arrumar juntos. Mas uma vez, o elopement te dá total liberdade de escolha!

14. Tem comida e bebida? Bolo e doces?

Ter ou não estes itens mais uma vez é uma escolha de cada casal. No pacote de elopement que tenho em conjunto com outras profissionais incríveis, o bolo está incluído e tem sempre papel de destaque na decor! Rsrsrs. Mas, eu acho de verdade que ter pelo menos o bolo é muito interessante, afinal , ele é um dos grandes símbolos do casamento.


Mas, caso deseje ter um almoço ou jantar você pode optar por ir ao seu restaurante preferido após o elopement, ou até mesmo no local da cerimônia é possível criar uma mesa decorada para dois ou fazer algo no estilo picnic! Tantas ideias possíveis! rsrsrs


No entanto, caso tenha convidados acho importante pensar no pós elopement. Recepcionar os convidados num restaurante ou até no mesmo local da cerimônia é uma ideia. Aqui no Rio, o Espaço Arcádia possui um projeto incrível para elopements com até 10 convidados. Além de ter uma cerimônia num jardim magnífico, há uma recepção após com comidinhas e bebidas, bolo e doces e até decoração. É uma proposta maravilhosa para quem quer uma festa bem íntima mas com tudo que um casamento pode ter.



15. Elopements é só durante o dia?

Não. Muitos casais optam pela cerimônia pela manhã ou ao entardecer pela iluminação natural que permite fotos incríveis. Mas, se você quer casar a noite por exemplo e encher a decoração de luzinhas também é super possível! Essa é uma escolha sua!


16. Sustentabilidade.

O elopement é uma opção mais sustentável, pois ao não ter uma festa com muitos itens decorativos, buffet, open bar... geramos muito menos resíduos e consequentemente menos impacto na natureza.


17. Renovação de Votos.

O elopement é também uma forma incrível de celebrar bodas e renovar os votos do casamento! Pode ser em qualquer uma das suas bodas, não precisa esperar as bodas de ouro, viu amiga! Durante uma viagem ou simplesmente num momento a dois - ou até com os filhos! - o elopement é perfeito para relembrar o dia que disseram sim e ter novas fotos do casal, neste novo momento de vida.

18. Liberdade!

Para mim, nada representa mais liberdade do que um elopement. É sem dúvida a opção ideal para quem não quer seguir regras, ou se preocupar com a opnião dos amigos e familiares sobre o buffet, as comidas, as lembrancinhas ou até com as brigas pela cor de roupa de madrinha (rsrsrsr) ou simplesemnte para quem não vê sentido numa festa grande. A liberdade de escolher tudo aquilo que se conecta com seus sonhos, gostos e desejos é a essência do Elopement Wedding.


Espero que eu tenha conseguido explicar em detalhes sobre esse novo formato de casório que já chegou arrancando suspiros! (Rsrsr) Se você ainda tem alguma questão só me mandar um inbox que vou amar te ajudar. E se você já definiu que essa é a sua escolha, me manda inbox também porque eu tenho certeza que podemos criar juntos seu elopement dos sonhos! Te espero, viu!

Ah, quer ver mais fotos dos elopements que já produzi? Entra no meu portifólio que tem muita coisa, e não se esquece, me segue lá no insta para sempre ver as novidades!


Beijos e até mais!

Clarisse Oliveira